Projeto Sinal Móvel


                                          Projeto Repetidor

     Já faz décadas que o Povoado de Serrinha da Prata não tem cobertura de sinal móvel. Por sua posição geográfica que fica nos pés das colinas, as torres de Bom Conselho, Teresinha e da Serra do Tabuleiro não conseguem cobrir essa área, por tanto só a instalação de uma torre com um repetidor de sinal resolveria esse problema.







               
                                               

                                             O que é um repetidor de sinal?
 
     Um repetidor é um amplificador de sinal de uma operadora móvel, ele capta o sinal de uma Estação de Radio Base com uma antena externa e Transmite esse sinal por uma antena setorial, assim qualquer lugar que não tiver sinal ele passa a cobrir essa área, ele age como uma extensão do sinal da operadora como a vivo, Tim, Oi e Claro. De acordo com a agencia de nacional de telecomunicações (Anatel) São permitidos Repetidores de até 10w de potencia. Esses aparelhos são instalados por empresas que trabalham em conjunto com as operadoras.
Repetidor de 10w com seu documento de homologação fixado na parede 




                                                               Justificativa

Argumentos:

1. Facilidade de comunicação e acesso ao sinal, sem
precisar de senha para ser usado.
2. Mais uma opção de acesso a internet.
3. Código de Bancos, código de contas digitais como Facebook, Gmail, WhatsApp e cadastros de chip, só são realizados com o sinal de operadora, porque pelo WiFi isso não é possível.
4. Com sinal as pessoas que vem visitar Serrinha terão mais uma opção, mais fácil de se comunicar.

O nosso município foi comprado pela a Vivo, e ela tem o direito de cobrir essa área, só que infelizmente o nosso Povoado e outros lugares, não foram cobertos, sendo assim nós a décadas insistimos para que fosse colocado uma torre na nossa comunidade, só que nunca foi atendido, e a resposta que nos foi dada é que a vivo já investiu no município é não irá investir mais, porque não da lucro para ela essa região.


   Telecomunicação Em Serrinha da Prata


    A comunicação aqui na comunidade é muito precária, existe uma Torre de Telefonia fixa que praticamente é desativada, ela pertence a operadora OI, hoje não existe orelhão no povoado, foram retirados todos, essa tecnologia de telefonia fixa não é usada em nossa comunidade, hoje em dia o domínio é das operadoras móveis. Temos a Presença do WiFi mas é Limitado.



    Sabemos que na época de Eduardo Campos como Governador de Pernambuco, havia criado o Programa de Inclusão Sociodigital chamado Conexão Cidadã que beneficiaria varias localidades como povoados e vilas que não tem acesso a rede de comunicação. e algumas localidades foram agraciada com esse programa, como é o caso da Vila de Iatecá  que foi colocada uma torre de telefonia móvel. Houve a possibilidade desse Projeto chegar em Serrinha da Prata e em outros povoados como o Gigante e entre outros. Só que infelizmente não chegou. Sabemos que o programa não foi adiante e com a morte de Eduardo Campos, o seus sucessores não deram continuidade a esse programa que seria de grande valia para essas regiões que sofrem com a falta de tecnologias de comunicação.


Placa da torre da Vila de Iatecá (PRATA)
                                   


    Sabemos também que essas empresas como: Vivo, Oi, Tim, Claro e etc... não vão colocar sinal nessas localidades por um motivo, não dá lucro! e como essas empresas são privadas, o governo não pode obrigar a colocarem Estação de Radio Base ( ERBS-Torre de transmissão) nesses lugares.

      Serrinha da Prata como Distrito


     O povoado tem cerca de 600 habitantes e se tornou um núcleo de atendimento em saúde e educação da região oeste do município de Saloá, varias pessoas das localidades vizinhas, como: Caldeirão, Pindoba, Riachão, Camaratuba da Prata e Silvera, são atendidas aqui na UBS de Serrinha da Prata e as crianças dessas comunidades estudam nós colégios da Serrinha. Temos também um posto eleitoral que as pessoas dessas regiões votam, são mais 800 eleitores.


      A UBS de Serrinha da Prata é o núcleo de saúde nesse setor do município, são 1265 pessoas registradas nessa UBS segundo a Secretaria de Saúde de Saloá. Essa Unidade de Saúde Básica vai ser ampliada com uma nova construção de outra unidade, passando assim atender mais pessoas da nossa região.  

                        


                         

                   A NOVA UBS DE SERRINHA DA PRATA ESTA QUASE PRONTA

        
    Atualmente cerca de 157 crianças segundo a Secretária de Educação de Saloá, estudam nos colégios da Serrinha. O nosso distrito vai ganhar um novo colégio Com 8 salas e com maior capacidade, assim vai atender mais crianças e adolecentes da região, que irão concluir o ensino fundamental.

                      






               

                
SAPATA DO FUTURO COLÉGIO


                                                                                
TERRENO DO FUTURO COLÉGIO

   




                                              Estudo de Viabilidade

Foi feito um estudo no povoado pela empresa Biteletronics feito por software em 3d. Ela marcou o ponto ideal para a instalação de um repetidor de sinal na comunidade, e nos enviou esses dados por imagens de satélite. Junto com estudo topográfico da área. (OBS: esse estudo é uma base, não tira a necessidade de um estudo in loco, feito por um técnico em Telecomunicações, só diz que é viável a instalação de uma repetidora no local).





       O que é a Serrinha da prata

               
A Serrinha da Prata é um povoado pertencente ao município de Saloá, localizado na microrregião de Garanhuns no agreste de Pernambuco. Nos últimos anos, principalmente no ano de 2016 a Serrinha vem sendo muito visitada por pessoas da região e até fora dela. São em medias de 30 pessoas que visitam a nossa comunidade por mês, mais esse número aumenta nós feriados como de Semana santa, nas festas da comunidade como: novenas e o São João. No final de ano temos o maior fluxo de visitantes. Estima-se que seja cerca de 400 pessoas vem por ano, atraídas pelo turismo rural e religioso do nosso distrito.

POVOADO DE SERRINHA DA PRATA


                                                                MONTSERRAT 
  

     




                          

    E EM 2015 FOI CONSTRUÍDO UM MONUMENTO NO ALTO DE UMA COLINA, EM HOMENAGEM Á NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT. SEGUNDO JEAN DANTAS (PEDREIRO DA OBRA) FREI BOSCO (IDEALIZADOR DA OBRA) ESTAVA EM UM BELO DIA NA PRAÇA DE REPENTE ELE TEVE UMA VISÃO EM QUE O SANTUÁRIO DE SRA DE MONTSERRAT, TERIA QUE SER CONSTRUÍDO EM SERRINHA DA PRATA, E ASSIM FOI CONSTRUÍDO, E EM 30 DE OUTUBRO DE 2015 FOI INAUGURADO. DESDE ENTÃO O TURISMO RELIGIOSO AUMENTOU EM SERRINHA DA PRATA E CHAMOU A ATENÇÃO DÁ TV ASA BRANCA E DA GLOBO NORDESTE QUE FIZERAM REPORTAGENS SOBRE O ASSUNTO. 


          A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT É ANTIGA, DESDE DE 1911 EM SERRINHA DA PRATA. ESSA FÉ FICOU MAIS INTENSA QUANDO EM 1911 OUVE UMA EPIDEMIA NO POVOADO CAUSANDO A MORTE DE VÁRIOS HABITANTES, COM ISSO OS SOBREVIVENTES FIZERAM UMA PROMESSA A NOSSA SRA DE MONTSERRAT PARA ACABAR COM A PESTE. COM A PROMESSA REALIZADA A PESTE FOI EXTINTA.










MUSEU MESTRE VICENTE E O MUSEU DOS PRESÉPIOS
CONSTRUÍDO EM 2009 PARA GUARDAR A HISTÓRIA DE SERRINHA DA PRATA

MONUMENTO DO CENTENÁRIO CONSTRUÍDO EM 2011 PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT. 


CAPELA (PORCIÚNCULA) NOSSA SENHORA DOS ANJOS






CAPELA DE SÃO FRANCISCO

Construída em 2001 para sediar  a Ordem Terceira de São Francisco que acabará de ser fundada nas Áreas ( rua da Serrinha da Prata). A Ordem Terceira tem sua organização Mundial fundada por São Francisco, assim como a dos Frades. A construção tem seu estilo Italiano trás no seu Frontispício os Santos e a Cruz de Cristo Que é o escudo da Ordem Franciscana

NICHO DO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS


  Sequidão no século XX, exemplo de construção colonial, tendo a cruz e o anjo do frontispício em pedra calcária sobre encomenda por um artista de Olinda, e inaugurada no dia 27 de março de 1997.

Essa capela abriga duas estátuas de Jesus e Maria que eram usadas na semana santa. E também é usado como ponto de parada dos enterros que acontecem na Serrinha da prata, antes de levarem para o cemitério.

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO

 CONSTRUÍDA SOBRE A ANTIGA CAPELA DE TAIPA DE MONTSERRAT EM 1923, ELA É A PRINCIPAL IGREJA DO POVOADO TENDO SÃO SEBASTIÃO COMO PADROEIRO.



EREMITÉRIO DA PIEDADE 



   A capela do Corpo Santo foi construída em 1988, com finalidade de receber a procissão do encerro, e completar os rituais da semana santa. Seu estilo remonta o período colonial com uma única torre,   no frontispício temos a arte irá e bera em detalhes entrelaçadas usadas no período colonial nas casas e igrejas que representavam riqueza. As cores branco e cromo colonial e as portas verdes colonial também obedecem o estilo.      

          

CAPELA DO CORPO SANTO

     crCu 
          SERRA DO CRUZEIRO
O CRUZEIRO FOI CONSTRUÍDO EM 1999, PARA PAGAR UMA  PROMESSA. E TAMBÉM É UM PONTO DE ORAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA SEMANA SANTA COM A CAMINHADA           SILENCIOSA QUE LEMBRA OS DISCÍPULOS  INDO AO TÚMULO DE  JESUS CRISTO.


EREMITÉRIO NOSSA SENHORA DOS ANJOS

  Inaugurado no dia 2 de agosto de 2000, com a chegada de três frades com a presença na celebração de frades de toda a província de NS da Penha no nordeste do Brasil. E religiosos e religiosas de varias ordens alem de amigos de recife, Maceió, João Pessoa e Natal etc...

   Neste mesmo ano em um congresso internacional para toda a ordem dos Capuchinhos em Roma. Os provinciais de todos os países expuseram sobre um tema de sua província. O provincial Frei Vieira expor fotos do Eremitério que logo correu o mundo, e foi tema de uma revista famosa (Analéta). A partir dai entramos no cenário mundial. E no mesmo ano no cenário nacional com o registro no Anuário católico do Brasil.
CAPELA SANTA QUITÉRIA

A capela é uma reconstrução de uma igrejinha que existia construída pela a família Irineu. Muitas pessoas pagam suas promessas nela. Há muitas representações de membros humanos dentro da capela. É uma prática em quê a pessoa faz a promessa por causa de alguma doença, e quando é curada, essa  pessoa faz uma representação da parte do corpo afetada e que foi curada. Essa capela é uma das que vão ser restauradas por Frei  Bosco. 


Cachoeiras 

Cachoreira da Serra do Frio



Cachoeira  do Tapkuru 


                                               Artesanato 

                     

                            
  


     O nosso Povoado é com toda certeza um lugar recheado de artes de todos os tipos. Temos desde artes manuais até de confecção com o uso de maquinário elétrico. Temos também diversas expressões culturais como pessoas que cantam, que tocam algum instrumento, grupos que apresentam cânticos sacros com dança, arte com biscuí, crochê, tricô, bordado, reciclagem, diversas manicures que embelezam as mãos das mulheres, cabeleireiros e etc.
     
     Mas gostaria de chamar a atenção para uma em particular, por ser a mais utilizada, tendo em vista sua importância na manutenção de muitas famílias do nosso Povoado, que é o ARREMEDO.

     O Arremedo já faz parte da vida da Serrinha desde os anos 1920/1930, e chegou aqui por meio de Amâncio Alves de Oliveira. Conta-se que ele viu o primeiro numa feira e logo que viu já enxergou uma possibilidade de uma nova fonte de renda para ajudar a manter a família. Foi assim que quando chegou em casa com o auxílio dos filhos e sobretudo do mais velho, Manoel (Mané Amâncio), começaram a pensar num meio de reproduzir aquele achado.

     O Arremedo é feito do miolo da umburana, madeira típica do semi-árido nordestino e que por sinal era abundante aqui, (e que infelizmente não é mais sendo preciso buscar no alto sertão do Pernambuco e que chega aqui com um elevado preço), mas que não desestimula nossa produção por conta de ser uma das poucas fonte de renda daqui.

     Há algum tempo tivemos algumas dificuldades com o IBAMA, por dois motivos: primeiro; na origem do Arremedo tem uma ave de nome Inhambu, que era alvo dos caçadores da região, e o Arremedo reproduzia o som dessa ave e era usado antigamente para a caça. Hoje é pouco provável isso acontecer por que os Arremedos que são confeccionados não conseguem mais reproduzir com clareza o som desta ave, o que torna impossível a utilização para esse fim. O uso do Arremedo hoje em dia é, para folias, torcidas de futebol e brinquedo para as crianças e etc., segundo; ouve também a alegação do IBAMA que a extração da madeira causava impacto na natureza, por conta do desmatamento, o que não era um fato real, porque na confecção do Arremedo, é utilizado o miolo da umburana, e esta para servir de matéria prima precisa está morta a pelo menos uns cem anos porque, ela leva muito tempo para secar o miolo, logo não tem como utilizar essa madeira recém tirada da natureza. Mas graças a Deus tudo se resolveu depois de uma reportagem que a filial da Rede Globo realizou e ficou esclarecido a finalidade e a importância cultural do Arremedo em nossa região para a manutenção de muitas famílias que tem no mesmo, sua única fonte de renda .

     Confeccionamos diversos formatos, diversos sons e cada um com sua maneira de utilização. Uns de sopro oral e um tipo curioso que necessita da boca e do nariz para reproduzir o som.   

    
Essa localidade que é bastante visitado por pessoas de outros lugares que chegam atraídas pelo Turismo Religioso e o Artesanato da região que é forte!, com varias capelas e Monumentos e Eremitérios e a produção de apitos(Arremedos). Com isso a instalação de uma Torre ou de um Repetidor de sinal, seria de grande ajuda para nossa comunidade e para quem chega de fora.
LINKS:

 REPORTAGEM SOBRE A RELIGIOSIDADE DE SERRRINHA DA PRATA FEITA PELA GLOBO NORTESTE:https://www.youtube.com/watch?v=0KWah6nFdNg&t=14s

REPORTAGEM FEITA PELA TV ASA BRANCA https://www.youtube.com/watch?v=hzCvoSTJb2M&t=3s 


OUTRA REPORTAGEM SOBRE O ARTESANATO DE SERRINHA DA PRATA

REPORTAGEM SOBRE OS PONTOS TURISTICOS DE SALOA E SERRINHA DA PRATA


VIDEO DA FABRICAÇÂO DE UM ARREMENDO ( APTIO, PIO)


           Conclusão

      A necessidade do Distrito de Serrinha da Prata está entre outras coisas na falta de comunicação que sempre foi essencial na construção de uma vida melhor. Mas que infelizmente é um problema que não foi resolvido, resolveria se a operadora que domina essa região do agreste meridional colocasse uma torre, mas como ela visa o lucro não irá colocar esse equipamento. Com isso só por meio de recursos próprios com a compra de um aparelho de repetição de sinal.

    Temos um exemplo do município de Iate, o prefeito da cidade Tonho de Lula junto com os Vereadores, sabendo que a Vivo nunca iria colocar uma torre no distrito Tancredo Neves (Quati) e o povoado Santa Rosa, contratou a empresa RELM CHATRAL TELECOMUNICAÇÔES, para a resolução desse problema, com a instalação de um repetidor de sinal que atendeu a necessidade daquele povoado.


          POVOADO TANCREDO NEVES ( QUATI) VISÃO POR SATÉLITE

            
  TORRE QUE FOI USADA PARA UMA ANTENA PAINEL SETORIAL QUE COBRI O POVOADO COM SINAL MOVEL. 


Povoado Santa Rosa-Iate-PE (Visão por Satélite)
Torre em construção em Santa Rosa 



Torre a sala de abrigo para o repetido 

Documento de homologação pela Anatel 

Torre de Santa Rosa 


      O que não há é motivos para a solução dessa dificuldade comunicativa nessa região, que não é só em nossa comunidade existem outras regiões que não tem acesso a comunicação infelizmente. Mas já temos exemplos que tem como resolver isso, seja por meio do governo público ou a própria população em união conjunta pode resolver suas questões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YOUTUBER DE SALOÁ RECEBE A PLACA DE 100 MIL INSCRITOS.

Conheça a história de Francisco de Lucinda, uma história real e comovente, que vai mexer com o coração de muitas pessoas